4 Razões para contratar um fotógrafo profissional

“Professional photography is one of the best ways to establish a brand.”

Há vários pontos a ter em conta ao trabalhar com um fotógrafo profissional:

1. A qualidade da imagem de um fotógrafo profissional é incomparável

Tanto ao nível do enquadramento como da estética, e também ao nível da qualidade, tamanho e resolução da imagem. Boas fotografias de produtos são necessárias para convencer os consumidores a comprar produtos. Muitas marcas vendem online, e muitos consumidores também compram online, 90% dos consumidores online dizem que a qualidade das fotos é o fator mais importante numa compra online.

50% dos consumidores dizem que imagens grandes, com maior resolução e qualidade são quase mais importantes do que a descrição, informação e avaliações do produto.

Image from Square Mountain

2. Uma representação visual autêntica da marca

Ao criar uma imagem para uma marca específica, o fotógrafo profissional utiliza a identidade e o estilo da marca como referência. Tem que haver um fio que connecte a marca e as fotografias do resultado final.

Por exemplo, se tivermos uma marca de maquilhagem vegan, eu pessoalmente usaria tons suaves e neutros, além de acessórios mais naturalistas que se relacionem com o produto e com a marca, sempre tendo em mente o estilo e a identidade da marca.

As imagens de marca devem usar um estilo autêntico e único. O estilo visual é estabelecido para a criação da fotografia do produto. Devemos lembrar também que qualquer pessoa pode tirar uma fotografia, mas não é qualquer fotografia que é digna ou que tem a qualidade de ser utilizada numa campanha publicitária.

50% dos consumidores dizem que imagens grandes, com uma maior resolução e qualidade são quase tão importantes como a descrição, informações e avaliações do produto.

Imagens de Revised Edition, Blend Studios e Andreia Roque Photography

3. Consegue criar-se a imagem que o cliente quer

Embora existam muitas fotos de qualidade em sites de stock, nem sempre encontramos uma que se identifique com a nossa marca. Quando o assunto é fotografia de produto, nada melhor do que contratar um profissional para criar exatamente o tipo de fotografia que o cliente deseja e que a marca necessita.

A fotografia profissional de produto faz com que sua marca se destaque das outras no mercado, e pareça mais profissional, mostrando o produto com a melhor luz possível.

Imagens de Revised Edition, Andreia Roque Photography e Blend Studios

4. Mostrar os detalhes do produto e o que o identifica dos outros no mercado

Com fotografia profissional de produtos, finalmente pode mostrar aos clientes os detalhes e características do seu produto, o que o diferencia das marcas concorrentes, por meio de detalhes de design.

Cada produto tem um papel a desempenhar, uma boa fotografia pode mostrar esse papel da melhor forma, o que faz com que os consumidores vejam o seu produto ou serviço como mais do que apenas um produto, e que eles o vejam como parte integrante de sua vida.

Imagens de Ian Bondi Photographer e Andreia Roque Photography

Imagem de Rolex

Escolhemos sempre os locais, serviços ou produtos com as melhores fotografias, mesmo ao escolher um restaurante, ao irmos à internet para pesquisar fotos dos pratos, por vezes perdemos o interesse num restaurante porque as fotografias não têm boa qualidade, seja a iluminação errada ou o ângulo errado, mas ficamos com uma má ideia do espaço.

Somos uma cultura muito visual, as imagens capturam a imaginação e nos ajudam a entender o contexto sem precisarmos de ler. Nesta era de tecnologia e dispositivos móveis, é cada vez mais importante ter fotografias de alta qualidade, seja qual for o ramo. As pessoas tendem a comprar produtos que têm uma boa aparência, uma boa imagem.

As imagens valem mais que mil palavras. Isto significa que uma boa imagem pode contar uma história. A fotografia de lifestyle (mais vívida, mais de ambiente), por exemplo, permite que uma marca apresente situações que permitem que o seu público alvo se identifique com o porquê de que vende, dá para entender melhor o objetivo e utilidade de um produto ou serviço.

Alguns factos:
  • 21% da população mundial compra online;
  • 93% consideram o conteúdo visual o fator desicivo quando fazem um compra;
  • 78% dos consumidores online queres fotografias que dêm vida aos produtos, que mostrem estes em uso;
  • Cada vez mais utilizadores jovens procuram novas experiências online, o facto de ter imagens que refletem o visual da marca e que contam uma história é importante;
  • 90% das informações enviadas para o cérebro são visuais;
Referências:

https://contrastly.com/the-power-of-professional-photos-in-building-your-brand/

http://www.thehhub.com/2019/08/13/photography-in-advertising-the-7-types-to-market-your-brand/

https://www.meero.com/en/news/e_commerce/511/How-Great-Product-Photographs-Influence-E-Commerce-Websites-Conversions

https://www.industrialmarketer.com/good-marketing-photos-important/

https://trgmultimedia.com/blog/how-professional-photography-helps-you-sell/